Publicado por: protouro | 25 de Agosto de 2015

Testemunho de um Técnico de Som sobre a Barbárie Tauromáquica

Jose Sepúlveda, técnico de som do Canal Nou e que durante algum tempo trabalhou na transmissão de touradas decidiu relatar aquilo que viu e ouviu durante estas emissões. A imagem inserida no texto é apenas para ilustração do artigo.

” Sempre que trabalhei na parte sonora das transmissões frequentemente comentava que se em lugar da banda de música, dos aplausos, dos bravos, dos olés e etc o som fosse captado pelo Sennheiser 816 (microfone que capta a grande distância e com muita qualidade) perto da arena onde se escuta perfeitamente o som das bandarilhas a entrar na pele, os mugidos de dor do animal a cada tortura que é submetido e além disso se as pessoas acompanhassem os primeiros planos das feridas, dos coágulos tão grandes como a palma da mão, do sangue que jorra, do bater do coração ou o olhar do animal antes da estocada final 90% desligaria a televisão ao presenciar tamanha chacina ao ritmo de pasodoble.

Eu pessoalmente pedi para deixar de fazer esse tipo de trabalho, porque um dia em Castellón, tocou-me estar entre barreiras e fiquei muito incomodado ao escutar um touro depois do toureiro ter falhado por quatro vezes a estocada e tive que tirar os auscultadores e o animal agonizava, cuspia, afogava-se no seu sangue vindo morrer mesmo ao pé de mim apoiado na madeira e o seu olhar ensanguentado e com lágrimas, sim lágrimas, sejam ou não sejam de dor cruzou-se com o meu até que um inútil falhou duas vezes o descabelo e eu disse-lhe tudo e mais alguma coisa.

touro agonizando

Foi aí que terminou o meu trabalho em praças de touros para toda a vida.

São sentimentos pessoais e o mais provável é que um amante da “fiesta” ache ridículo, mas para mim ridículo é quando depois de semelhante carnificina olhas para o público e vês que aplaude, come sandes sem qualquer preocupação não tendo visto nem ouvido o que eu testemunhei”.

Excelente testemunho que retrata a verdade sobre um espectáculo que é brutalmente bárbaro e cruel e que tem que ser erradicado.

Prótouro
Pelos touros em liberdade


Responses

  1. para acabar com as touradas e simples na minha opiniao a caçar os toureiros sem toureiros nao tem tourada

  2. […] Colamos da A.N.A. esta notícia que saiu publicada em agosto no blog “Prótouro.- Pelos touros em liberdade”: […]

  3. […] Fonte:  Protouro […]

    • Sou contra a qualquer barbárie a todos os animais inclusive a morte do touro na arena para satisfazer os aficionados das corridas

  4. triste😦

  5. estou de acordo com tudo que atrás foi dito, no entanto esquecem uma coisa fundamental. o lado económico. para estes impiedosos torturadores e assassinos a cor do dinheiro tem mais força que a cor do sangue das suas vítimas. autênticos vampiros. e o mais interessante é que estes torturadores são profundamente religiosos. como é possível?

  6. São uma cambada de vaidosos, ostentando no seu porte de cavaleiros, a bandeira da crueldade! É o poder dos mais fortes sobre os mais fracos! Mudem de “profissão” ou coloquem-se no lugar dos toiros!

  7. lembram-se dos tempos da era romana, onde os escravos eram obrigados a lutar entre si, e onde era obrigatório matar, ali existia o maior tromento entre humanos, uma vez acabado isso, o povo virou-se para as touradas, pq ja nao podia sacrificar humanos para seu bel prazer, e heis que estava ali o bode da festa, esta gente, tal como aquela gente dos tempos idos nao compreende que os animais tambem tem sentimentos, sofrem dores e nos pedem no seu geito proprio que parem com as torturas, lamentavelmente ainda vao passar muitos anos ate que o povo compreenda que isto e desumano, proprio de feras sem piedade, que se exibem apenas para seu bel prazer, ACABEM COM AS TOURADAS DE UMA VEZ PARA SEMPRE, ISSO E INJUSTO PARA OS ANIMAIS, QUE SAO SERES COM SANGUE E SENTIMENTO IGUAL AO NOSSO.

  8. simplesmente horrivel todos os animais tem sentimentos E desumano toda a tortura que lhes fazem

  9. A tauromaquia em Portugal está em queda, já muitas vozes politicas de levantam contra a barbárie… No que diz respeito… nós faremos os possíveis para ajudar a queda o mais rápido possível

  10. Este testemunho expõe dois factos importantes:
    1 – A tourada não é mais que tortura e violência e quando uma pessoa normal é obrigada a sujeitar-se a ela, por motivos profissionais como neste caso, torna-se simplesmente intolerável. Qualquer pessoa com um pingo de empatia não consegue suportar o sofrimento desnecessário (o adjectivo aqui é importante para distinguir das mortes por alimento ou em legítima defesa) por muito tempo.
    2 – Os aficionados são definitivamente doentes. Quase que escrevia “pessoas” mas para tal precisavam de demonstrar empatia, coisa que claramente não conseguem fazer. Como tal reduzuo-os ao nível de “entidades” ou outro conceito desumanizado.
    Haverá cura para a aficion? Talvez. Há casos documentados de aficionados que mais tarde acabaram por rejeitar esta “filosofia” (doença mental ajustaria-se melhor este caso mas pronto..), normalmente depois de uma experiência forte ou por estarem fora do meio aficionado tempo suficiente. No entanto não há um unico caso de uma pessoa (por defeito uma pessoa é implicitamente anti-taurina, dai que o adjectivo seja redundante) que tenha ganho “gosto” por esta prática a posteriori. Para ser aficionado é necessário estar continuamente afastado de qualquer fonte de educação ou cultura e estar também a ser permanentemente sujeito à lavagem cerebral conhecida por “afficion”.
    Resta-me apenas concluir com um facto: a principal diferença entre um humano e um psicopata é… a ausência de empatia. Não estou a especular: é um facto sólido e aceite entre a comunidade médica!
    A abolição da tauromaquia, além dos benefícios óbvios, trás também a vantagem de aumentar o nível de segurança da população através da eliminação de potenciais (ou não) assassinos.

    • Excelente comentário Henrique.

    • Concordo plenamente 😕 quando se faz para fazer sofrer um animal apenas para entreter ou pela dita tradição devia ser abolido, para mim é humilhante ver um animal que transmite força, dignidade e altivez e vê lo tombado e a jorrar sangue até morrer, só para delícia de gente sem coração. É simplesmente degradante!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias