Publicado por: protouro | 25 de Maio de 2015

A Surpreendente Intervenção da Vereadora da CDU

Quando toca a políticos já todos sabemos o que a casa gasta, mas por vezes, alguns ainda conseguem surpreender-nos como foi o caso da vereadora da CDU na Câmara Municipal de Almeirim.

sonia colaco CDU

A intervenção feita para justificar o porquê do voto contra a declaração da tauromaquia como património cultural merece ser lida.

“Na proposta apresentada pelo Sr. Vereador da Cultura é referido que a tauromaquia e as suas diversas manifestações são tradições há muito vividas no país e no concelho de Almeirim, e por isso devem ser classificadas como património cultural imaterial deste município.

Refere a Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e o disposto no Artigo 78.º da Constituição da República Portuguesa, onde podemos ler que “…o património cultural é um elemento vivificador da identidade cultural comum”. Isto significa que todos os indivíduos se identificam com aquela prática ou tradição, é algo vivenciado por toda a comunidade.

O que não é aqui o caso, pois há uma parte significativa da população portuguesa e do concelho de Almeirim, que não se revê nem se identifica com estas tradições tauromáquicas. Considero que seria uma candidatura votada ao fracasso, porque a própria UNESCO não costuma dar reconhecimento a situações que geram polémica e que não são unânimes e vividas por um todo.

Há tradições que com o passar dos tempos perdem o seu valor, a sua razão de existir. Também a caça à baleia é em determinadas regiões do mundo considerada tradição, nos Açores já o foi, o que não faz desta atividade uma prática cultural a classificar como património.

O meu voto contra perante esta proposta de declarar a tauromaquia como património cultural, demonstra não só as minhas posições pessoais e do meu partido, e até mesmo reconhecendo que na CDU possa haver diferentes sensibilidades, mas também por considerar que não estamos perante uma tradição que seja um fator agregador da sociedade e representativa da evolução humana, bem pelo contrário. Posso ainda garantir que o meu voto contra se manteria caso estivesse numa autarquia CDU.

Esperemos que este ímpeto de classificação chegue para o pórtico do Paço Real em Paço dos Negros.”

Finalmente, haja alguém, que vem ao encontro de algo que estamos fartos de afirmar neste blogue, ou seja, que todas estas declarações valem zero, porquanto, a UNESCO, jamais aceitaria classificar como património cultural e imaterial algo que divide e de que maneira a sociedade.

Prótouro
Pelos touros em liberdade

Anúncios

Responses

  1. É uma grande satisfação saber que existe uma vereadora jovem, mas dotada de um carácter digno e de valores que a maioria dos políticos não possui. Pela sua coragem, ao assumir tal posição ( o que só a dignifica ),
    apresento-lhe os meus sinceros parabéns. Contudo, espero bem que o partido não venha a puxar-lhe as orelhas, o que seria desastroso.

  2. Grande lição nos é dada por esta jovem vereadora!
    Oxalá que se mantenha assim íntegra no futuro, para que possamos começar a acreditar nos políticos!

    Nuno Beja

  3. Sou de Almeirim e desconhecia esta intervenção. É realmente uma boa surpresa! Num município tão atrasado quanto este (não existe qualquer tipo de preocupação com os animais, sejam eles quais forem), é bom saber que existem políticos assim.

  4. Que grande surpresa pela positiva!
    Que intervenção tão correcta, tão justa e tão digna!
    Oxalá que seja assunto para população e governantes meditarem e que lhes sirva de lição.
    Exemplar!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias