Todos os anos em Fevereiro, por ocasião das festas da Virgem da Candelária em Tlacotalpan, México, tem lugar uma aberração que dá pelo nome de “embalse de touros”.
Este embalse consiste em obrigar seis touros a atravessar o rio Papaloapan amarrados pelos cornos a uma pequena embarcação.
Quando os touros chegam à outra margem do rio, são de imediato perseguidos por uma multidão embriagada e submetidos a todas as formas de tratamentos cruéis, tais como patadas, facadas, etc.
Após anos de protestos, foi prometido pelas autoridades, que em 2015 os animais seriam protegidos da multidão e quem se atrevesse a tocar-lhes sujeitar-se-ia a penas de multa e prisão.
Esta imagem diz tudo sobre a tão prometida protecção.
A violência da multidão bêbada imperou uma vez mais e para além dos maus-tratos infligidos contra os bovinos, os abolicionistas que protestavam no local, viram-se obrigados a fugir depois do arremesso de garrafas e outros objectos. Todas estas brutalidades, tiveram lugar com a cumplicidade da polícia, que se ria e tirava fotos, ao invés de prender os acéfalos que torturavam os animais e punham em risco a vida de pessoas.
Prótouro
Pelos touros em liberdade
Deixe uma Resposta