Publicado por: protouro | 5 de Janeiro de 2015

A Chacina Pública das Touradas e os Indiferentes

Nos poucos países que ainda permitem algo aberrante que dá pelo nome de touradas, mas que deveria dar pelo nome de chacina pública de animais, touros e cavalos, existe uma minoria que é a favor uma maioria que é contra e um número incontável de pessoas que são indiferentes.

cavalo corneado

Estes indiferentes, que fazem questão de não pender para nenhum dos lados, fazem toda a diferença, porquanto ao tomarem este tipo de atitude, estão a impedir a evolução destes países.

Tudo o que acontece neste mundo, seja ele assunto que diga respeito a direitos humanos ou a direitos dos animais, tem que nos importar; renunciar ou ignorar significa que essas pessoas há muito que deixaram de exercer os seus direitos de cidadania, especialmente, quando são roubadas à descarada, através de impostos, que lhes são extorquidos para subsidiar ganadeiros, o que significa subsidiar touradas.

A atitude destes indiferentes, faz-nos lembrar a adaptação do poema de Vladimir Maiakovski “E Não Sobrou Ninguém”, feita por Martin Niemöller:

“Quando os nazis levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse”.

A indiferença é inaceitável,  porque a mesma,  leva à permissão de todo o tipo de injustiças, tal como a perpetuação da violação dos direitos humanos e não humanos, ser indiferente é ser conivente e ser conivente é ser cúmplice do crime, porque quando se trata de direitos, ser indiferente não é uma opção!

Prótouro
Pelos touros em liberdade


Responses

  1. Que belo Poema de Vladimir. O ser humano é mesmo assim na grande maioria…

  2. Opinião perfeita! Apelo fundamental e gritante!


Deixe uma Resposta

Categorias