Publicado por: protouro | 24 de Outubro de 2014

As Finanças Ocultas da Tauromaquia

O mundinho tauromáquico passa a vida a afirmar que o negócio não dá lucro, que é uma ruína, enfim as lamúrias do costume, no entanto, ao contrário de qualquer negócio que não dá lucro, este em vez de encerrar expande-se e porquê, porque tais afirmações não passam de meras falácias.

Num mundinho onde todos se desentendem, existe algo em que todos estão de acordo, os dinheiros que envolvem a venda de touros, a montagem de um espectáculo tauromáquico, os cachets dos “artistas”, etc., são segredo e só muito raramente se conhecem os números que envolvem este sórdido negócio e quando tal acontece, é porque alguém sem querer se descai e foi o que aconteceu no programa “Repórter Infiltrado” da TVI.

Quanto é que custa um touro para um espectáculo tauromáquico? Pois de acordo com um ganadeiro, “O aluguer de bravura de um touro de topo é de 2.000 euros e depois há que imputar o preço da carne”. Linguagem encriptada para dizer que  a vida de um touro que eles ganadeiros consideram bravo, é vendido por 2.000 euros e a esse valor ainda é acrescentado o valor pelo qual a carne é vendida. Este mesmo ganadeiro, afirma no entanto, que o negócio não dá dinheiro e que os ganadeiros têm que ter negócios paralelos. Para que conste, este indivíduo possui uma quinta de 2.000 hectares em Alcochete, tem 150 vacas e produz 70 bezerras por ano e o negócio é tão “mau”, que ainda se consegue dar ao luxo de oferecer 20 a 30 novilhos por ano para novilhadas!

Não só o negócio é rentável, como ainda por cima é apetecível porque para além do lucro que têm com a venda de animais para tortura, ainda recebem chorudos subsídios estatais e europeus para a criação destes animais.

bezerros1

Mas continuemos com números e passemos agora aos cavalos. Um cavalo usado em touradas pode custar 50.000 euros, ora tendo em conta que o toureiro Filipe Gonçalves tem 12 cavalos, façam as contas, especialmente tendo em conta, que o mesmo afirma que ser toureiro não enriquece!

E quanto é que ganha um toureiro ou um cavaleiro tauromáquico? Pois também é um segredo mas de vez em quando há um que se descai e diz: “Eu nesta tourada combinei ganhar 3.000 euros mas eu toureio pouco, mas há muitos que ganham 10.000 euros e o Pablo cada vez que toureia no Campo Pequeno recebe 70.000 euros”. O Pablo que ele refere é o rejoneador espanhol Pablo Hermozo de Mendoza.

pablo hermozo de mendoza

Quanto é que custa montar um espectáculo tauromáquico? Pois neste caso ninguém se descai, afirmam que não sabem ou que se soubessem não diziam. E enquanto que os empresários se fecham em copas, outros afirmam sem problemas que um moço de espadas em Portugal ganha 170 euros e em Espanha 600 euros por espectáculo.

Pelo exposto se conclui, que os ganadeiros só criam touros por “amor” aos animais, que os “artistas” só toureiam pela arte e que neste mundinho são todos tão pobrezinhos que só não acorrem à sopa dos pobres porque como são muito conhecidos têm vergonha!

Prótouro
Pelos touros em liberdade


Responses

  1. Na notícia que li não falavam no Excalibur.

  2. Nina Pham, a enfermeira americana já saiu do hospital e foi recebida pelo presidente Obama. A análise ao cão deu negativo também, mas ele vai continuar em quarentena. Agora, pergunto-me, em Espanha, mesmo aqui ao lado, o chefe de governo vai receber Teresa Romero quando esta sair do hospital?… E, já agora, que tal lhe pagarem uma indemnização pela morte descabida do cão dela??? É que num país em que há séculos se torturam animais em arenas tudo se pode esperar pelo pior.
    Os EUA não são perfeitos, mas em relação aos animais, e também às pessoas, existem leis que os defendem muito bem. Desculpem o desabafo.

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=739423

    • Elisabete, o marido da Teresa Romero já contratou advogados para processar os responsáveis não só pela execução do Excalibur, como também pelo facto do tipo da sanidade de Madrid ter acusado a Teresa Romero de ter sido a culpada por ter contraído o vírus.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias