Publicado por: Prótouro | 27 de Novembro de 2013

O Mito da Extinção dos Touros de Lide

A afirmação que o touro de lide se extinguiria caso as touradas fossem abolidas é o argumento  mais usado pelos aficionados. Tal não é verdade e eis mais uma achega para provar o contrário.

touro de lide

Para quem não saiba, o material genético das ganadarias, é conservado como por exemplo os espermatozóides. Estes são preservados a mais de 190 graus negativos em nitrogénio liquído. Através desta técnica de conservação, os espermatozóides dos touros duram 50 anos ou mais.

Em Espanha, o Conselho de Meio Ambiente e Ordenamento do Território da Comunidade Autonómica de Madrid, assinou um acordo com a União de Criadores de Touros de Lide espanhola e o Instituto Madrileno de Investigação e Desenvolvimento Rural Agrário e Alimentar (IMIDRA), no sentido de obter e conservar o material genético das ganadarias. As ganadarias madrilenas (83), poderão obter este serviço de borla, enquanto que as outras deverão pagar 50% do custo.

Através deste procedimento, são conservadas em laboratório entre 30 a 50 milhões de células, uma para cada inseminação e podem ser guardadas por tempo indefinido.

Prótouro
Pelos touros em liberdade

Anúncios

Responses

  1. Obrigada, Protouro, por esta informação preciosa! Qdo eles, tauricidas, vierem com as tretas do costume, apresento-lhes esta informação. Os argumentos e a força estão do nosso lado.

  2. Nem mais! Enquanto médico veterinário, inseminei vários anos na Suíça e na Alemanha com doses de esperma de touros conservados em azoto líquido à temperatura de -196º Celsius. Daí nasceram lindos e saudáveis vitelos e vitelas.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias