Publicado por: protouro | 22 de Julho de 2013

Não Adianta Negar, é um Facto – A UE Subsidia a Tauromaquia

A “prótoiro”, postou na sua página facebook o seguinte:

“Sabiam que a União Europeia já esclareceu oficialmente por 17 vezes que não dá apoios à tauromaquia? Partilhem!!!
Nos últimos 5 anos a UE já disse por 17 vezes que não financia a tauromaquia. Os antitaurinos são pródigos em mentiras e deturpações, dizendo agora, para convencer os incautos e ignorantes, que a UE financia as touradas em somas astronómicas.”

Nos últimos 5 anos? E nos últimos 10 anos quantas vezes afirmaram o mesmo? Muitas mais.

E porque é que eles afirmam que não subsidiam touradas?

Porque durante todos estes anos, os eurodeputados que questionaram a Comissão Europeia ou o Comissário Europeu para a Agricultura, perguntaram e repetiram sempre a mesma questão, ou seja se a UE subsidia touradas.

Quando se fazem perguntas idiotas, o resultado são respostas do mesmo calibre.

O mesmo aconteceria se  perguntassem se existe corrupção na PAC a resposta também seria : não. No entanto todos sabem que existe. E a prova, são as declarações do eurodeputado português António Campos, que em 2003 afirmou ao jornal “Público” e passamos a citar:

“Não há dinheiro público que não seja controlado e que nós, em todas as áreas, não saibamos para onde vai. Há um único núcleo onde nós não conseguimos entrar, que é o núcleo da PAC, porque é o maior centro de corrupção que existe na UE, é o maior centro de corrupção que existe nos países e, portanto, essa transparência não se faz.”

Ou seja, se os eurodeputados, tivessem perguntado se a UE subsidia através da PAC os criadores de touros de lide, a resposta seria completamente diferente.

Para quem não saiba, em 2001, a Comissão Europeia foi questionada não por eurodeputados mas sim por cidadãos europeus relativamente a esta questão. E à pergunta, qual o montante atribuído a criadores de touros de lide, a resposta foi e passamos a citar: “Embora não haja nenhum subsídio específico para os touros de lide, o subsídio dado ao gado para produção de bife, ou seja para consumo, não exclui os touros que são usados em touradas. Quando os criadores se candidatam ao subsídio chamado “beef premium” desconhecemos se os animais em questão são touros usados em touradas ou não.”

Hoje em dia, as regras da PAC, mudaram mas os criadores de touros de lide continuam a receber subsídios e como tal, indirectamente, a UE, subsidia a tauromaquia. Portanto, à pergunta, subsidia a UE a tauromaquia, a resposta é Sim. Tão simples quanto isso.

U.E. e tauromaquia

Ninguém na UE, pode afirmar, que a PAC não subsidia os touros de lide. Aliás, até se torna ridículo, que os aficionados o venham agora negar quando sempre afirmaram que os recebem. Maurício do Vale, um conhecido aficionado e cronista tauromáquico, afirmava em 2006 num artigo publicado no “Correio da Manhã” e citamos:

“Os ministros europeus assumiram uma decisão fundamental para os ganadeiros de toiros de lide. Decidiram que os criadores manterão em 2006 os apoios comunitários.”

E mais recentemente, em 2012, Bernadette Vergnaud, eurodeputada francesa e aficionada, afirmou a vários jornais que a U.E. continuaria em 2013 a subsidiar os criadores de touros de lide.

E os três Estados Membros que têm touradas nem sequer negam que as subsidiam.

A nossa Ministra da Agricultura, confirmou tal ao afirmar que os subsídios são dados à raça brava de lide, ou seja às mães dos touros que são usados em touradas:
https://protouro.wordpress.com/2013/01/24/a-ministra-da-agricultura-pensa-que-os-portugueses-sao-uma-cambada-de-imbecis/

Afinal quem são os mentirosos!!!

Prótouro
Pelos touros em liberdade

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias