O Padre Gonçalo de Almada, deixou um comentário no nosso blogue, em que afirma que o seu artigo era irónico e que pretendia chamar a atenção para o facto de questões complexas serem tratadas de ânimo leve no programa Prós e Contras.
Goste-se ou não do dito programa e da forma como aborda os temas em debate, tal não invalida o facto do seu artigo ser extremamente infeliz, já que pretendendo ser irónico mistura alhos com bugalhos, perdoe-nos a expressão e faz comparações e afirmações que são de todo inaceitáveis.
Considerando a possibilidade de ter sido um artigo de opinião mal interpretado, uma pequena investigação na internet, veio a provar o contrário. Padre Gonçalo de Almada se o senhor não é um aficionado de touradas então porque é que um dos grupos listados na sua página do facebook dá pelo nome de “Pela Festa Brava, Avenida da Liberdade” e que se descreve:
“INVADIR LISBOA EM DEFESA DA FESTA BRAVA
Aficionadas e Aficionados, a plataforma Invadir Lisboa em Defesa da Festa Brava, composta pela: Frente de Acção Pró-Taurina, Aficionados de Portugal, Pela Festa Brava Avenida da Liberdade e Invadir Lisboa em Defesa da Festa Brava, realizou hoje a sua primeira reunião. Estamos a todo o gás! Apartir deste momento serão todos chamados à causa, entidades associações e grupos ligados à Tauromaquia e meio Equestre. Contamos com Todos! Em Defesa da Festa Brava, todos serão Bem Vindos!
Junta-te a Nós!”
Para alguém que afirma ter escrito um artigo ironizando sobre touradas e outros temas, é estranho que liste uma página facebook que não só é aficionada como pior que isso ameaça invadir a Avenida da Liberdade em defesa de um espectáculo cruel e anacrónico.
A realidade, padre, é que a sua mentalidade não se diferencia da mentalidade de muitos membros da igreja católica, para os quais os animais são coisas que não merecem respeito e que não têm direitos. Para muitos de vós, o animal humano predador está acima de tudo e quanto toca a depradar, não importa se são animais não humanos ou animais humanos.
Como vê não fomos excessivos e quanto ao facto de insultarmos a igreja católica por favor padre essa deve ser mais uma das suas ironias, uma vez que a igreja católica não precisa de ser insultada já que se insulta a si própria com as suas práticas, os seus membros e a suas ideias retrógradas.
Prótouro
Pelos touros em liberdade
Sendo o Papa Francisco um franciscano que, no pouco tempo que tem de Papado, tem-se mostrado bastante revolucionário, deveria ter uma palavra a estes seus membros ou instituições, que vão tirando proveitos da tortura de animais.
By: catelha on 26 de Julho de 2013
at 13:00
… pois meteu o pé na argola… e são “gonçalos” destes que enterram, ainda mais, a igreja católica. Ó Cristo, vem cá abaixo correr com “eles” do Templo.
Que desilusão estes padres… 😦
By: fernanda vieira on 4 de Junho de 2013
at 22:53
ai ai ai gente perigosa demais….agora fala em ironia, pq vê q pôs a pata na m*****….mas isso, em nada muda a postura torturadora q tão bem o caracteriza
By: Edite Maria Minas on 4 de Junho de 2013
at 19:52
Falo minhas as palavras da Prótouro: «Como vê não fomos excessivos e quanto ao facto de insultarmos a igreja católica por favor padre essa deve ser mais uma das suas ironias, uma vez que a igreja católica não precisa de ser insultada já que se insulta a si própria com as suas práticas, os seus membros e a suas ideias retrógradas».
A igreja católica além de não seguir os ensinamentos de Cristo e o exemplo de São Francisco de Assis, ficou parada no tempo das aberrações, e hoje, em vez de levar o seu rebalnho pelo caminho da humanidade, leva-o pelo caminho da violência e tortura.
Ai, Padre Gonçalo… meteu o pé na argola…
By: Isabel A. Ferreira on 4 de Junho de 2013
at 14:14