Publicado por: protouro | 19 de Julho de 2012

Quando as Mentiras Não Ajudam a Causa Pela Abolição da Tauromaquia

Circula na internet uma foto onde se vê um toureiro, sentado na arena e um touro a olhar para ele.

A história diz que o toureiro se sentiu mal e que o touro se apiedou dele. O toureiro em questão seria Alvaro Muñera, mais conhecido por “El Pilarico”, novilheiro colombiano, que em 1984 sofreu uma cornada de um touro que o deixou paraplégico. Depois deste acontecimento, este ex novilheiro, compreendeu que as touradas são actos de crueldade praticados contra animais e tem feito campanhas para sensiblizar as pessoas no sentido da abolição.

A verdade é que a foto em questão não é de Alvaro Muñera. Fotos como essa existem várias e com vários toureiros e nenhum deles se sentiu mal, nem o touro está a olhar para eles apiedado dessa situação.

Na gíria tauromáquica esta posição que se vê nas fotos, significa “desplante” ou seja acto de desafio. O toureiro desafia o touro que já está moribundo, para o atacar, algo que obviamente não vai acontecer.

Não sabemos qual a origem ou quem passou esta falsa história, mas uma coisa é certa, este tipo de falsidades, não abonam a causa pela qual lutamos.

Uma mentira passada à exaustão pode acabar por se tornar verdade. Mas é isso que queremos? Quantas mentiras têm sido propagandeadas até à exaustão ao ponto de se tornarem verdades? Muitas e a internet com todas as virtudes e defeitos que tem, ajuda a que tal aconteça.

No entanto se queremos ser credíveis, antes de passarmos informações, devemos antes demais verificar as fontes e comprovar a veracidade das mesmas. Se não o fizermos a nossa credibilidade será posta em causa pelos tauromáquicos e com razão.

Prótouro

Pelos touros em liberdade

Anúncios

Responses

  1. […] https://protouro.wordpress.com/2012/07/19/quando-as-mentiras-nao-ajudam-a-causa-pela-abolicao-da-taur… […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias